As condições da saúde pública do nosso país parecem estar cada vez piores e, frente a esse problema, nada mais seguro do que contar com um plano de saúde particular. Filas imensas, falta de médicos e leitos, equipamentos quebrados, etc. Você não quer passar por isso usando a saúde pública, caso tenha algum problema, não é mesmo?

Mas muita gente ainda se confunde na hora de escolher um plano de saúde. São muitas opções oferecidas no mercado e realmente isso pode nos deixar sem saber qual convênio médico contratar.

Para auxiliar nessa tarefa tão importante, confira, a seguir, algumas dicas que fazem toda a diferença na hora de optar pelo melhor plano de saúde para você e sua família.

Dicas para contratar o seu plano de saúde

  • Hospitais e clínicas próximas: o plano de saúde deve ter hospitais e clínicas credenciadas perto da sua casa. Não adianta contratar um plano de saúde mais barato, com hospitais ou clínicas muito longe da região onde você reside.

Você pode ter um problema de saúde e acabar tendo que cruzar a cidade em busca de atendimento.

  • Tipo de acomodação: confira as diferenças de preços entre os tipos de acomodação do convênio, que são enfermaria e apartamento. Existem planos de saúde que essa diferença de valor é pequena e, então, vale a pena considerar contratar acomodação em apartamento.

Caso você ou alguém da sua família precise ficar internado, manter-se em um apartamento, sempre significa mais conforto e privacidade.

  • Rede credenciada ampla de laboratórios: é importante que o plano de saúde oferece uma boa rede de laboratórios e, também, alguns perto de onde você mora ou trabalha.

Isso facilita o seu deslocamento para passar por procedimentos solicitados pelos médicos.

  • Rede credenciada ampla de médicos: todos nós gostamos de escolher o médico com o qual iremos nos consultar. Assim, leve em consideração se o plano de saúde possui uma ampla rede de médicos credenciados.

Isso é importante para a nossa liberdade de escolha.

  • Redução de carências: caso você já tenha um plano de saúde e irá trocar, pesquise sobre aqueles que “compram” a carência. Dessa forma, você e seus familiares não precisarão cumprir todo o prazo de carência do convênio novamente.
  • Descontos para pagamento antes da data de vencimento: frente a concorrência, alguns planos de saúde oferecem bons descontos caso o cliente pague a mensalidade antes da data de vencimento.

Essa pode ser uma condição bastante interessante, que fará diferença no orçamento do final do mês.

  • Plano com benefícios extras: muitos planos também vêm agregando serviços extras, como reparos na casa do cliente. Isso pode ser muito bom, fazendo você economizar com pequenos consertos dentro de casa.

Há planos de saúde que oferecem assistência técnica para defeitos de aparelhos doméstico, encanamento, sistema hidráulico, entre outros.

  • Atendimento bom e rápido: também é um item a se levar em consideração. Você pode ter uma dúvida e precisar contar com o auxílio de alguém da empresa.

Desconsidere aqueles convênios médicos que são conhecidos por terem um atendimento que deixa o cliente horas esperando para ser atendido ou por passar informações erradas ou incompletas.

Plano de Saúde X Preço

Obviamente, você terá de optar por um plano de saúde que caiba no seu orçamento. Mas, como mencionamos, a concorrência desse mercado é grande e há opções para todos os bolsos e necessidades.

Analise bem o contrato antes de fechar o negócio. E procure não levar em consideração apenas o preço. É preferível gastar um pouquinho a mais por mês com um bom plano de saúde e se sentir muito mais seguro!